contraste contraste
instagram facebook linkedin youtube email
contato como apoiar
22/12/2021

Somos uma comunidade: algumas palavras para encerrar 2021

Somos uma Comunidade. Não somente no nome, mas em nossa forma de trabalhar, sempre considerando o grupo, e em nossa forma de estabelecer relações – seja com parceiros financiadores, técnicos ou estratégicos, com gestores municipais, equipe de secretaria de educação, gestores escolares, professores, ou entre nossa própria equipe.

Para além do discurso formativo, a ação-reflexão-ação é uma prática também interna. Por isso, nossa equipe se reúne com frequência (mesmo que on-line) para aprender, ensinar, estudar, ouvir convidados especiais e compartilhar conhecimentos construídos dentro e fora dos projetos.

Os Seminários Internos da Comunidade Educativa CEDAC costumam acontecer duas vezes ao ano, com apresentações que destacam construções dos projetos, grupos de estudo e de trabalho da nossa equipe. Para encerrar o ano, nossa diretora-presidente, Tereza Perez, preparou algumas palavras, que compartilhamos agora com cada pessoa que nos acompanha e trabalha em comunidade pela educação que sonhamos!

Agradecemos por também serem parte da nossa Comunidade Educativa!

“Ao pensar no encerramento do ano, algumas palavras me apareceram:

Estabilidade e longevidade: há uma boa parte da equipe que se mantém na CE CEDAC  e isso permite que a cultura institucional também se mantenha, se enraíze, e que possamos ter um tempo dedicado ao fortalecimento dessa Comunidade.

Movimento: essa equipe mais “estável” se relaciona com parceiros, participantes, territórios e também com pessoas que entram na comunidade de forma mais pontual, mas que circulam por outros meios e contribuem muito para arejar as nossas reflexões. Essa dinâmica é muito rica!

Reflexão: é uma cultura interna muito intensa, que pregamos em todos os projetos. Esta coerência entre o que acontece institucionalmente e também lá na ponta é algo muito bonito que construímos nesses anos todos.

Atenção: antenas ligadas em relação às pessoas, ao funcionamento das equipes, aos orçamentos, aos acompanhamentos, às avaliações, às devolutivas.

Cuidado: o que chama atenção nos preocupa e nos faz intervir para mudar caminhos, criar ajustes. Cuidar, cuidar, cuidar das pessoas, dos projetos, da comunidade também é uma constante.

Dúvidas: sempre! A gente sempre tem uma série de dúvidas sobre os encaminhamentos, se a gente está fazendo o melhor. Isso nos leva a ajustar sempre as rotas para chegar onde se espera.

Autorregulação: ano a ano nos perguntamos em que e como investir novos esforços, onde precisamos fazer algo mais significativo para que nosso trabalho continue relevante para todos.

Inovação: eu gosto que a gente inventa coisas novas e vejo que até nas situações mais caretas há uma preocupação de toda equipe em trazer algo novo, uma reflexão nova de como lidar de modo a não ficar reproduzindo. As marcas pessoais sempre aparecem.

Cooperação: Difícil encontrar a não cooperação. Acontece!  E aí é preciso haver o diálogo porque as razões são muito diversas.

Diversidade: somos diversos em muitos aspectos, mas queremos muito mais.

Sentido: garantir o sentido de nosso fazer é princípio, é compromisso inegociável. A gente não faz nenhum projeto que não faça sentido em nossa atuação.

Compartilhamos uma história comum, um objetivo comum e, por tudo que participo e ouço posso dizer que construímos um espaço de trabalho bastante produtivo do ponto de vista profissional e pessoal. Isso é absolutamente maravilhoso diante do que ocorre em outros espaços de trabalho, no país, no mundo…

Para nós cada ano é um ano – precisamos fechar os contratos, redefinir orçamentos, redefinir equipes, considerando desejos, possibilidades, interesses… Alguns contratos para 2022 já foram fechados, outros ainda não tivemos retorno.

Sem aflição, aguardamos. Aos poucos conseguimos reorganizar e colocar tudo no lugar. A equipe toda tem um empenho muito grande em fazer o melhor possível sempre.

Carinho, respeito e admiração enorme por toda a equipe. Acho inacreditável tudo aquilo que a gente consegue fazer, toda a respeitabilidade que a gente tem hoje em todos os cantos desse país.

A gente fecha o ano super bem e vai começar o próximo ano super bem também!”

Tereza Perez

Este site usa cookies para melhorar sua experiência.