contraste contraste
instagram facebook linkedin youtube email
contato como apoiar
29/08/2018

Lino de Macedo recebe título de professor emérito da USP

Hoje foi dia de reconhecer a enorme contribuição de Lino de Macedo para o pensamento sobre como se dão os processos de aprendizagem e desenvolvimento nas crianças. A Universidade de São Paulo (USP) lhe concedeu o título de Professor Emérito. A homenagem foi realizada no Instituto de Psicologia da USP, onde Lino se aposentou como professor titular em 2011.

Especialista na Psicologia do desenvolvimento na perspectiva construtivista de Jean Piaget, Lino tem se dedicado a nos ajudar a compreender o desenvolvimento infantil e como o trabalho educacional pode favorecê-lo.

Atuou como professor universitário, como professor e orientador no Curso de Pós-graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, no qual orientou 83 teses e dissertações, e como coordenador do Laboratório de Psicopedagogia (LaP).

Atualmente integra o Instituto de Pesquisa do Hospital Infantil Sabará ( Pensi) e, para o orgulho da Comunidade Educativa CEDAC, é conselheiro da instituição. Com sua sensibilidade única, sempre nos convida de forma gentil à complexidade.

Destacamos o trecho de uma conversa dele com Tereza Perez, diretora-presidente da CE CEDAC, registrada no capítulo “Uma Conversa sobre Competências” do Livro “A BNCC na prática da gestão escolar e pedagógica”, em que ele joga luz sobre as diferenças entre os conceitos de aprendizagem e desenvolvimento.

“É comum confundirmos aprendizagem com desenvolvimento. Desenvolvimento significa transformação de estrutura, ou seja, que a criança ou o adolescente dispõem agora de uma nova e mais potente maneira de compreender e realizar as coisas. Por exemplo, para aprender a ler e escrever minimamente bem, para se tornar um bom leitor, é preciso desenvolver uma nova estrutura de pensamento ou inteligência, entendendo por estrutura formas organizadas de se relacionar com o mundo. Desenvolvimento supõe mudança e integração de estruturas físicas, cognitivas, sociais ou emocionais, tem a ver com mudanças estruturais. Aprendizagem diz respeito a aquisição. Nesse sentido, é possível aprender muitas coisas, todas elas restritas a uma mesma estrutura. No entanto, dependendo do modo como se aprende, do contexto em que se aprende, a aprendizagem pode influir nos processos de desenvolvimento, por prover ou exigir novas e melhores estruturas.”

A íntegra do livro pode ser acessada no site da CE CEDAC:

https://rodaeducativa.org.br/wp-content/uploads/2018/06/BNCC_completo-final-1.pdf

Para conhecer mais sobre a trajetória acadêmica de Lino, acesse o seu currículo lattes.

Foto: Cecília Bastos/Jornal da USP

Este site usa cookies para melhorar sua experiência.