contraste contraste
instagram facebook linkedin youtube email
contato como apoiar

Educação Escolar, Mundo do Trabalho e Práticas Sociais

A Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica do IEA-USP adotou um posicionamento de abertura a pesquisadores e acolhimento a pesquisas, permitindo a participação de educadores de diversas formações e experiências interessados no tema da Educação Básica na construção da coletânea “Universidade e Educação Básica – Ensaios Bosianos”, do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo.

O capítulo “Educação Escolar, Mundo do Trabalho e Práticas Sociais”, publicado como artigo aqui no site, é resultado deste movimento. De autoria de Bahij Amin Aur, Fernanda Aparecida Yamamoto, José Fernandes de Lima, Rosemary Soffner, Sandra Regina Cavalcante, nossa diretora-presidente Tereza Perez, Valter de Almeida Costa e Francisco Aparecido Cordão, ele objetiva apresentar os frutos das reflexões do Coletivo que se dedicou a esse tema.

Sua motivação inicial é a constatação de que o mundo do trabalho está em processo de rápidas transformações, de modo que a educação para o trabalho necessita compreender e acompanhar tais transformações, ao mesmo tempo atentando para o que está estabelecido na legislação e nas normas educacionais do país.

Além disso e, principalmente, o Coletivo assumiu como princípios fundamentais o trabalho como Área de Conhecimento decorrente do pressuposto de que o trabalho deve ser considerado princípio educativo e não é desprovido de conhecimento. Não é simplesmente “mão-de-obra” a ser explorada pelas elites detentoras do conhecimento e dos meios de produção.

conteúdos relacionados

Este site usa cookies para melhorar sua experiência.