contraste contraste
instagram facebook linkedin youtube email
contato como apoiar
07/02/2022

Curso ajuda gestor a liderar construção colaborativa do PPP

Qual o lugar da escola hoje? Qual caminho os gestores podem seguir para assegurar a construção de PPP colaborativo que responda de forma viva e efetiva aos anseios e aos desafios da sua comunidade escolar?

Essas são as questões que norteiam o curso “Um PPP para os Contextos Atuais”, da CEDAC Virtual, que está com as inscrições abertas até o dia 9 de março.

“O participante sai munido de muitas estratégias que favorecem o processo de construção colaborativa do PPP na escola e na comunidade”, afirma Isabel Afonso, formadora da CE CEDAC que ministra a maior parte das aulas.




Duas turmas já foram realizadas no ano passado. Uma delas reuniu participantes de diferentes localidades do país e a outra foi composta de gestores de um único município (Itabira/MG).

A aprendizagem colaborativa foi a tônica nos dois cursos mas a troca na turma de Itabira se concentrou na análise aprofundada do contexto daquele município enquanto que na turma mista os participantes trocaram práticas e reflexões a partir dos desafios comuns nos diferentes territórios.

A plataforma oferece cursos abertos a todos, mas podem ser formadas turmas com grupos fechados de secretarias, ONGs, escolas.

Ederson Rodrigues Machado, coordenador da EMEIF Jose Paulino de Araújo Vargas, de Limeira (SP), participou da turma “mista” e diz que os instrumentais apresentados no curso apontaram caminhos para a qualificação do diagnóstico e o fortalecimento do diálogo com a comunidade.

“O curso nos faz refletir onde está a escola a escola nesse momento. A escola não tem um endereço fixo, ela está no endereço de todos os nossos alunos, é lá que ela tem que estar”, reflete Ederson.




Junto com Ederson, estavam representantes de 16 municípios de oito Estados (SP, BA, MG, RJ, ES, RJ, PA, MA) e de diferentes perfis profissionais – coordenadores pedagógicos, diretores e técnicos de Secretarias de Educação, incluindo a diretora Cinara Coelho, diretora da EMEI Arco-Íris de Lagoinha (SP).

Cinara, que está no cargo há 4 anos e nunca havia passado por um processo de construção de PPP,  conta que o curso a ajudou a visualizar como o processo de construção e que já sabe por onde começar.

“Vamos começar pelo diagnóstico, atualizar o conceito de escola, em primeiro lugar, e ouvir as famílias, por meio de questionários, conversas por telefone e whatsapp, para fazermos a caracterização da comunidade. Também pretendemos fazer as reuniões por setores como foi proposto no curso.”

Para Juliana Urbano Cotrim, o curso “contribuiu muito para refletir sobre o quão importante e necessário se faz ressignificar o Projeto Político-Pedagógico da escola, tirando-o da gaveta e o tornando mais humanizado”.

O curso está organizado em três Módulos:

– Módulo I: como (re)pensar a escola nos tempos atuais;

– Módulo II: passo a passo sobre como fazer o processo de construção colaborativa;

– Módulo III: orientação sobre o registro das discussões e decisões na estrutura do documento do PPP e estratégias de socialização.

Clique aqui para saber mais sobre o curso

Assista também à live “Estratégias para construir um PPP Colaborativo” , com a formadora Isabel Afonso e Fernanda Costa, participante da primeira turma do curso.




Este site usa cookies para melhorar sua experiência.