contraste contraste
instagram facebook linkedin youtube email
contato como apoiar
11/02/2016

1ª oficina de 2016 do Projeto Parceria Votorantim pela Educação (PVE) reuniu secretários de diferentes cidades

Presente em 18 municípios de 11 estados, o Projeto combina a mobilização social e o apoio à gestão pública educacional

Realizada em São Paulo, com  três dias de duração, a oficina ofereceu momentos de discussões, apresentações, estudos e inspirações. Além dos mobilizadores e formadores da CE CEDAC que atuam no PVE, a oficina contou com a participação dos secretários de Educação dos municípios apoiados pelo Projeto.

Este ano, o objetivo de mobilização é promover o valor da participação e do protagonismo de crianças e adolescentes na educação do município. “Um futuro com a nossa cara – vamos juntar forças e fazer uma educação mais antenada com o nosso mundo” é o tema da frente de mobilização. Na frente de gestão, a novidade é que a Secretaria Municipal de Educação poderá escolher, dentre três opções, o tema a ser trabalhado com a equipe da secretaria, diretores escolares e coordenadores pedagógicos. O cardápio de temas é formado por: Base Nacional Curricular; Indique; Avaliação e Aprendizagem e Educação Inclusiva.

Alejandra Velasko, do movimento Todos pela Educação, apresentou a palestra relacionando a qualidade da educação com os três temas do “cardápio”. Também tivemos a participação do Instituto Alana, que contou sobre o Desafio Criativos da Escola, iniciativa incluída no escopo do PVE 2016 que visa fomentar projetos de transformação social promovidos por crianças e adolescentes, com o apoio de educadores.

Os especialistas da CE CEDAC fizeram consistentes apresentações sobre temas importantes da educação como a Base Nacional Comum Curricular, os indicadores de qualidade na educação (Indique), as avaliações externas e a educação inclusiva. Em seguida, foi realizada uma Roda de Conversa com especialistas nos quatro diferentes temas. A ideia é de que os secretários ampliassem o conhecimento sobre cada um desses temas para, ao final, fazer uma escolha, no momento de pactuação. O tema escolhido será desenvolvido ao longo do ano com as equipes das redes de ensino público por meio de encontros presenciais e acompanhamento a distância em ambiente de aprendizagem virtual.

“Estamos realizando formações em diferentes áreas, e o que mais vejo é essa necessidade de desenvolver um trabalho efetivo na educação inclusiva, por causa da resistência da inclusão por parte de alguns profissionais. Vai contribuir muito, pois no momento em que respeitamos e entendemos as necessidades do outro, a consolidação de ações e avanços se realiza”, destacou Rosemari Q. de Andrade, técnica da Secretaria de Educação Municipal de Caçapava do Sul.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência.